Age-Tech: A Próxima Fronteira da TecnologiaAgritech: Alimentando o Futuro
Estima-se que até 2050, a população mundial terá atingido 9 bilhões de habitantes. Isso significa muitas bocas para alimentar, e muitos processos para se adaptar ao enorme volume de alimentos que terão que ser produzidos diariamente. Neste último século, a automatização da indústria alimentícia mudou amplamente a estrutura de como os seres humanos cultivam, produzem e distribuem alimentos.
A produção em massa de alimentos tem criado um grande número de desafios. E a questão da mudança climática torna as coisas infinitamente mais complicadas. Teremos que encontrar soluções inovadoras e eficientes se quisermos ter uma chance de vencer os desafios que temos pela frente. Em outras palavras, como podemos alimentar o mundo de forma sustentável?
O novo campo da Agritech tem as respostas para essa pergunta. A Agritech, nascida da fusão entre dois setores, utiliza a tecnologia para melhorar o resultado da agricultura. Num futuro próximo, ela poderá ajudar o crescimento mais rápido dos alimentos, atendendo à crescente demanda por eles.
Então, como a Agritech está revolucionando a maneira como cultivamos e produzimos alimentos?
Desafios vistos como oportunidades
A AgTech estima que a Agritech é uma indústria de 7,8 trilhões de dólares, que está se desenvolvendo rapidamente à medida que novas tecnologias agrícolas são desenvolvidas a cada dia. Para cada desafio, a Agritech tem visto uma oportunidade de otimizar o uso do solo, água, tempo e energia. Alguns exemplos são:
Agricultura urbana – produzir alimentos em uma cidade muito povoada que normalmente não teria a capacidade de cultivar alimentos. A urbanização de muitos territórios diminuiu o espaço disponível para cultivos e produção – com a agricultura urbana, o espaço urbano está sendo usado para cultivar alimentos com a ajuda de tecnologias diversas.
Agricultura vertical – usando o espaço vertical para cultivar ao invés do espaço terrestre horizontal.
Cultivo em novos ambientes – aeropônicos, agricultura desértica e de água do mar, ajudam a expandir as oportunidades de produção de alimentos para além da fazenda tradicional.
Além disso, a Agritech está tomando questões profundas relativas à alimentação e à agricultura, e as transformando em oportunidades para inovar. 815 milhões de pessoas no planeta sofrem de fome, portanto, a produção de alimentos terá que aumentar em 70% para alimentar a população mundial em crescimento.
A Agritech utiliza novas tecnologias para ajudar a desenvolver novas técnicas para a agricultura. Se todas as 570 milhões de fazendas do planeta forem capazes de se beneficiar das tecnologias desenvolvidas pela Agritech, a agricultura poderá ter uma aparência completamente diferente até 2050.
Cinco grandes campos de inovação
Há cinco grandes campos dentro dos quais a Agritech está aproveitando as oportunidades de crescimento através da inovação agrícola:
Cadeias de valor, com entrega direta ao consumidor, kits de refeição, comércio eletrônico de alimentos, para reduzir a ineficiência da cadeia de abastecimento e mudar a maneira como comemos.
Tecnologia de eficiência de culturas, com drones, robôs, big data, e plataformas de compartilhamento para criar tecnologias de solo, irrigação e culturas, aumentando o rendimento.
Bioquímicos e bioenergia, para tentar reduzir a pegada ecológica, produzindo agroquímicos e biomateriais biologicamente produzidos, assim como desenvolver a produção de bioenergia.
Tecnologia alimentar/carne artificial, desenvolvendo “proteína sustentável” que utiliza muito menos recursos por unidade.
Agricultura contida e vertical.
Iniciando a Quarta Revolução Agrícola e a Participação Israelense na Mesma
Diz-se que a quarta revolução agrícola está a caminho e Israel é um participante importante neste processo. A Agritech tem desempenhado seu papel ao introduzir a agricultura inteligente, que é uma abordagem holística da agricultura, utilizando a tecnologia inteligente como ferramenta. Esta tecnologia vem na forma de sensores que ajudam na detecção precoce de infestações, assim como o uso de software para coletar dados em relação às condições climáticas e parâmetros do solo que ajudam os agricultores a reagir de acordo.
Aprendizagem profunda e monitoramento
Uma empresa israelense de Agritech desenvolveu uma tecnologia de aprendizado profundo que pode realmente analisar e monitorar o crescimento de uma cultura. Na verdade, ela é tão detalhada que pode detectar problemas potenciais, tais como ervas daninhas, insetos e doenças. Com este tipo de detalhe e informação, os agricultores podem responder rapidamente a ameaças potenciais e tomar medidas para evitar danos futuros.
Otimização através da inteligência artificial
A agricultura de precisão tem o potencial de aumentar a quantidade e a qualidade da produção. Ela pode fazer o melhor uso dos recursos e minimizar o impacto ambiental, criando muito mais segurança alimentar em todo o mundo como resultado. Em um caso, uma empresa israelense iniciou a produção em Israel e desenvolveu uma tecnologia de agricultura digital que permite aos agricultores otimizar a produção.
Isto é feito através de uma combinação de dispositivos IoT, inteligência artificial (IA), e plataformas digitais. Os dispositivos IoT coletam milhares de pontos de dados que são então processados pela IA e usados para criar passos acionáveis em tempo real para cultivar uma safra ideal.
Assistência Robótica
Robôs e IA são vistos há muito tempo como o futuro das fábricas e da manufatura. Mas uma startup trouxe a tecnologia para a indústria agrícola. A startup israelense desenvolveu um drone que atua como um pastor ou um cão de pastoreio, ajudando os rebanhos de gado a cruzar estradas e guiando-os para lugares seguros sem a contribuição humana.
Mas a revolução agrícola não está acontecendo apenas nos campos. Com 50% do mundo vivendo em áreas urbanas, há uma grande necessidade de se poder utilizar o espaço urbano para produzir alimentos.
A Agritech está oferecendo múltiplos campos inovadores simultaneamente, assim, enquanto os agricultores são capazes de produzir mais alimentos em suas terras, a Agritech também está mudando a forma como produzimos alimentos nas cidades. A agricultura de contenção e a agricultura vertical estão permitindo que os produtos cresçam em áreas urbanas utilizando equipamentos de alta tecnologia como iluminação LED e aqua/hidroponia. A produção pode ser melhorada ainda mais com o uso de software agrícola que pode ajudar a otimizar o crescimento, controlando a iluminação e outros fatores.
O futuro depende da Agritech
Embora o desenvolvimento da Agritech represente uma conquista gigantesca para a humanidade, ela nasceu principalmente da necessidade. À medida que o mundo cresce a uma velocidade cada vez maior, a demanda por mais alimentos aumenta exponencialmente. Ao mesmo tempo, a pressão da sociedade por alimentos orgânicos e não modificados geneticamente aumenta ainda mais o desafio.
Felizmente, o engenho nestas novas tecnologias procura resolver os muitos problemas que a agricultura enfrenta atualmente. Como estas soluções continuam a se desenvolver e se difundir, a possibilidade de erradicar doenças e pragas inteiras pode se tornar uma realidade. Isto, por sua vez, poderia beneficiar significativamente a agricultura e a humanidade como um todo.
Portanto, embora os desafios da sustentabilidade possam ser assustadores, a indústria Agritech continua a enfrentá-los de frente, pavimentando um futuro mais brilhante para todos.