Vivemos em uma época em que os dados e as informações reinam supremos. Empresas, governos e outras organizações gastam milhões de dólares para coletar e comprar dados a serem usados para diversos fins. Os governos utilizam dados para adotar políticas mais eficazes e fornecer apoio aos setores necessários. As empresas utilizam dados para aumentar a produtividade, aprender mais sobre seus clientes e aumentar sua competitividade no mercado.
Que tal se utilizássemos essa quantidade esmagadora de dados para construir e gerenciar uma cidade? É o que as futuras cidades inteligentes pretendem oferecer em breve.
O que é uma cidade inteligente?
A Internet Das Coisas (IoT) permite a coleta de quantidades astronômicas de dados que podem ser usadas para criar processos mais eficientes. Uma cidade inteligente é um centro urbano que utiliza esses dados para melhorar e gerenciar os muitos aspectos da mesma. Isto poderia ser monitorar o fluxo de trânsito e ajustar as faixas de acordo, ou algo tão simples quanto monitorar o número de carros que entram em uma garagem de estacionamento.
Cidades inteligentes prometem um modo de vida mais produtivo e eficiente ao usar dados para melhorar os processos que afetam nosso dia a dia. Utilizando uma variedade de sistemas diferentes, as cidades inteligentes podem melhorar suas atividades diárias e criar mudanças positivas tanto para os indivíduos quanto para as empresas.
A internet dentro de uma cidade inteligente
Uma forma de tecnologia que pode ser utilizada é o Sistema de Informação Geográfica (GIS), que auxilia as pessoas no planejamento em tempo real. O GIS coleta dados através de aplicativos para que as pessoas consigam uma viagem mais rápida, segura e eficiente. O mapeamento permite que o GIS ajude a encontrar rotas de trânsito e layouts de estradas para viagens mais rápidas.
Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT) funciona bem com o GIS porque dá o suporteà tecnologia e aplicações para gerenciar dados. A ICT está conectada à Internet of Things (IoT) que permite o envio instantâneo de dados usando tecnologia sem fio. Os dados recebidos através do IoT podem ser usados para ajudar a entender as necessidades de uma cidade e ajudar a gerenciar tarefas.
Estas tecnologias funcionam bem em conjunto para manter uma cidade inteligente funcionando e, mais importante ainda, ajudando os cidadãos que lá residem a viver vidas mais seguras e eficientes. Não é de se admirar que estas tecnologias são tendências em todo o mundo para ajudar no crescimento dos negócios e no desenvolvimento de cidades inteligentes.
Então, quais são algumas dessas tecnologias e como elas estão influenciando nossa vida diária?
Startups israelenses em cidade inteligente promovem mudanças
Israel domina o cenário da indústria de alta tecnologia através de uma comunidade de pessoas altamente instruídas e altamente qualificadas que ali residem. As startups em Israel têm soluções brilhantes para ajudar as pessoas e as cidades inteligentes a crescerem juntas. O governo de Israel prioriza construir uma conexão mais forte com seu povo e cidades inteligentes contribuem neste objetivo.
Estas startups oferecem soluções como ajudar os líderes governamentais a ouvir suas comunidades, assim como ajudar nas tarefas do dia a dia. Isto dá mais tempo para que os funcionários do governo se concentrem na população e oferece às pessoas a oportunidade de dar feedback com a tomada de decisões em tempo real.
Assim que o mundo começou a se reabrir, os governos locais sentiram necessidade do feedback de suas comunidades para ajudar a orientar decisões-chave. Investidores contribuíram com mais de 50 milhões de dólares para ajudar a desenvolver este tipo de tecnologia, o que demonstra grande confiança no futuro de ajudar os governos locais a ter uma conexão mais forte com sua população através do envolvimento da comunidade.
Gerenciamento de Trânsito
Uma startup israelense usa uma plataforma baseada em nuvem para ajudar na gestão do trânsito. Esta plataforma coleta dados para dar melhores percepções sobre rotas e estradas. De um ponto de vista público, tanto o cidadão quanto os representantes públicos podem obter informações sobre as condições das estradas, paradas de trânsito, obras, acidentes, e muito mais. Isto permite que se tenha uma viagem mais segura e mais eficiente no dia a dia
O setor privado pode melhorar a segurança apresentando dados através de aplicativos móveis, que indicam previsões para permitir que os motoristas evitem áreas de alto risco e ofereçam informações ao vivo sobre acidentes. Grandes cidades como Las Vegas têm observado os benefícios desta tecnologia e se associaram a esta empresa israelense para melhorar seus processos. Após a implementação inicial, um estudo mostrou que os acidentes de trânsito foram reduzidos em 18% durante a utilização desta plataforma.
O projeto utilizou sinais digitais para informar ao público que sua velocidade estava sendo monitorada e os motoristas tomaram a iniciativa de diminuir a velocidade em trechos de rodovias que têm uma maior taxa de batidas de veículos. Com mais cautela e atenção, os acidentes eram muito mais improváveis. Isto tornou as estradas muito mais seguras e manteve o trânsito fluindo de forma muito mais eficiente.
Medidas Preventivas e de Saúde
À luz do Covid-19, o mundo foi mudado, as pessoas aprenderam a ser mais cuidadosas em se manterem a si mesmas e aos outros ao seu redor protegidas de doenças. Um startup em Israel transforma espaços públicos em ambientes seguros através da tecnologia baseada em luz que essencialmente desinfeta um ambiente.
Este tipo de tecnologia nos permite frequentar espaços públicos sem preocupações, em qualquer período. As empresas de varejo podem agora ter acesso a este inovador sistema de iluminação que criará uma experiência mais segura, personalizada e positiva para os clientes. A instalação desta tecnologia já ocorreu no NCR Retail Latin Lab e também está em andamento na América do Sul.
Estes tipos de inovações ajudam a proporcionar um ambiente muito mais seguro para todos. Mesmo após o fim da pandemia, esta tecnologia pode ser usada em áreas públicas de alto movimento para ajudar a eliminar a possibilidade de transmissão de doenças. O transporte público é o principal candidato e, sem dúvida, é onde algum tipo de implementação desta tecnologia será feita.
Tecnologias Inteligentes e Cidades Inteligentes
Vai levar algum tempo para ver cidades inteligentes totalmente integradas, mas isso não significa que a mudança não esteja acontecendo. Na verdade, algumas das maiores cidades começaram a testar e implementar tecnologia inteligente para melhorar os muitos processos que ocorrem na vida urbana. Estas cidades estão se tornaram plataformas de lançamento para as muitas startups que procuram revolucionar a vida dos bilhões de pessoas neste planeta.
O futuro é agora e as cidades inteligentes estão se desenvolvendo ao redor do globo procurando melhorar a vida de milhões de pessoas que vivem em cidades do mundo todo. Elas podem construir uma conexão e uma comunidade mais fortes e nos permitirão avançar para uma vida mais tranquila, segura e eficiente.