Digital Health – Tecnologias Levando a Saúde ao Próximo Nível

Acoplar a TI à saúde não é uma ideia nova. De fato, os prestadores de serviços de saúde têm implementado tecnologia em quase todos os aspectos dos seus processos. Entretanto, novos avanços tecnológicos continuam a revolucionar a forma como buscamos ajuda médica, falamos com nossos médicos e até mesmo pagamos nossas contas. A Digital Health é um setor de tecnologia dedicado ao avanço da tecnologia dentro da indústria da saúde, e continua a oferecer novas soluções todos os dias.
 

Novas Tendências Emergentes na Digital Health

 
Se juntarmos a excessiva preocupação com questões de qualidade e segurança com as complexas restrições regulamentares, é de se entender por que o ritmo da inovação técnica no cuidado da saúde tem sido historicamente mais lento do que em outras áreas. E, mesmo que a pandemia tenha posto à prova todas as hipóteses, processos e soluções no setor da saúde, ela também acelerou a implementação de certas tendências tecnológicas que estavam em andamento há anos.
 
MEDICINA E IOT: A Internet das Coisas (IoT) é uma rede em desenvolvimento de itens físicos que incluem aplicativos, sensores e outras inovações que permitem a conexão e troca de dados com diversos dispositivos e sistemas através da Internet.
 
A IoT para a Medicina é uma indústria em rápido desenvolvimento onde o monitoramento e os aplicativos integrados, juntamente com os dispositivos de fácil utilização, são usados para resolver problemas de saúde. A IoT médica pode fornecer versões mais úteis de equipamentos médicos tradicionais.
 
REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA: A realidade virtual costumava ser considerada um artifício exclusivamente adequado aos videogames. Além de jogos e entretenimento, a tecnologia de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) agora tem uma variedade de aplicações práticas.
 
Na área médica, a realidade virtual auxilia no planejamento e treinamento cirúrgico, tornando os tratamentos mais confortáveis tanto para médicos quanto para pacientes. Encontram-se também inúmeros relatórios sobre a eficácia da realidade virtual no tratamento da dor crônica e da saúde mental.
 
TELE SAÚDE:  A tele saúde é a administração de serviços de saúde através de tecnologias de comunicação digital, tais como smartphones, computadores e tablets. Os prestadores de serviços de saúde tiveram que se adaptar rapidamente quando o distanciamento social diminuiu as visitas presenciais. Em abril de 2020, os serviços de tele saúde representavam mais de 40% das consultas aos cuidados primários do sistema de saúde federal americano.
 
Mesmo que o mundo esteja saindo da era do COVID-19, ao que tudo indica, a tele saúde ainda estará presente por muito tempo. De fato, até 2026, a indústria da tele saúde deverá ter um valor superior a 185 bilhões de dólares, de acordo com um relatório da Fortune Business Insights.
 
 
COMPUTAÇÃO EM NUVEM: A computação em nuvem também tem ajudado no início de uma era inovadora da revolução digital na saúde. A computação em nuvem permite acesso rápido aos dados e análises, o que pode ajudar os profissionais da saúde a tomar decisões melhores e mais informadas em tempo real.
 
Para uma melhor administração da informação, as empresas de saúde estão se voltando cada vez mais para as tecnologias em nuvem. Isto envolve a implementação de sistemas como registros eletrônicos de saúde (EHRs), que facilitam o armazenamento, gerenciamento e compartilhamento de dados pelos profissionais de saúde.
 
Melhores opções de tele saúde, tais como monitoramento médico remoto e serviços de saúde móveis, também estão sendo habilitados pelas redes em nuvem. Estes tipos de serviços virtuais de saúde provavelmente se tornarão uma alternativa mais prática para os pacientes que preferirem ser tratados em casa no futuro.
 

Startups Israelenses Revolucionando a Indústria Mundial de Saúde Digital

 
Israel tornou-se um centro de tecnologia médica ao longo dos anos, chamando a atenção de muitos líderes mundiais. Israel se estabeleceu como país líder no campo da inovação médica, com mais de 1.500 empresas operando nos setores de saúde e ciências biológicas. Estas empresas representam alguns dos mais prestigiados fabricantes, distribuidores e inovadores do mundo.
 
Uma destas startups israelenses criou um software que extrai informações cruciais de várias fontes, incluindo PDFs ou fotos de fax que os médicos não conseguem pesquisar, concentrando-os em um resumo de uma página.  O software também tem seu próprio gráfico de conhecimento médico, o qual foi utilizado para conectar as diversas ontologias médicas. O gráfico de conhecimento é baseado em literatura médica, bem como em conjuntos de dados de ponta, que são curados por uma equipe de especialistas médicos e utilizados para treinar os modelos de aprendizagem de máquinas do software.
 
Usando sua experiência na análise de dados médicos, outro grupo de especialistas em aprendizagem de máquinas criou uma solução para identificar sintomas sutis e negligenciados de doenças mortais como o câncer. Para uma previsão individualizada e um diagnóstico precoce de doenças crônicas e potencialmente fatais, esta startup israelense utiliza uma ampla gama de dados clínicos, incluindo reclamações e diagnósticos avançados. Eles colaboram com os usuários para fornecer-lhes as ferramentas de que precisam para implementar rapidamente algoritmos complexos para processar milhões de registros médicos com o único objetivo de enriquecer a base de dados da população.
 
Outra startup israelense, criada em 2013, utiliza lembretes de aderência a medicamentos e treinamento digital personalizado e clinicamente informado para encorajar as pessoas a modificar seus estilos de vida. Os usuários podem autogerenciar sua saúde cardiovascular e descobrir sinais de alerta significativos com o controle da pressão arterial e o aplicativo de smartphone conectados. O aplicativo é capaz de detectar crises hipertensivas tanto em homens quanto em mulheres e prever possíveis incidentes antes que eles aumentem em gravidade.
 

Conclusão

Através do acesso aos dados, as ferramentas digitais estão fornecendo aos profissionais de saúde uma perspectiva mais holística da saúde do paciente e permitindo às pessoas uma maior escolha e controle. A saúde digital tem o potencial de melhorar os resultados da saúde ao mesmo tempo em que melhora a eficiência.
 
Essas técnicas têm a capacidade de capacitar os consumidores a tomar melhores decisões de saúde, bem como oferecer oportunidades alternativas para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças que ameaçam a vida e o gerenciamento de condições crônicas fora dos ambientes convencionais de saúde. As tecnologias digitais de saúde estão sendo usadas por profissionais e outras entidades para: reduzir entraves, remover barreiras, reduzir custos, aumentar a qualidade e tornar a medicina mais individualizada e acessível para os pacientes.

Leave a reply

Sign up for our Newsletter