Cidades, empresas e até mesmo governos estão migrando para combustíveis, recursos e energia mais limpos, já que as emissões globais continuam a aumentar a uma velocidade surpreendente. Isto criou um foco intenso na neutralidade de carbono e na importância das fontes renováveis de energia. Levando a um mercado quente para startups que procuram otimizar a utilização de energia sempre que possível, desde o nível individual até aplicações em larga escala.
À medida que o mundo tenta superar os efeitos da pandemia COVID-19 e descansar após as tumultuadas deliberações da COP26, surgiu um novo sentimento de urgência. Novos eventos mundiais como a guerra na Ucrânia também revelaram a necessidade de melhores alternativas, uma vez que os preços da gasolina dispararam em todo o mundo. A maioria das tecnologias essenciais está pronta para escalar, e a inovação acelerada será uma característica crítica nos próximos anos. Mais países estão pensando em seus impactos ambientais, alimentando a demanda por soluções inovadoras de Cleantech.
Novas Tendências Limpas e Renováveis
Enquanto se buscam respostas ao redor do mundo todo, não há dúvidas de que a tecnologia desempenhará um papel fundamental na abordagem do problema global comum. Não haverá, no entanto, uma solução universal. Para causar um impacto, centenas de soluções devem ser adotadas e escalonadas, cada uma abordando um problema diferente. Aqui estão algumas das tendências tecnológicas a serem observadas na Cleantech.
Materiais Sustentáveis: As alternativas ecológicas estão sendo utilizadas por startups abrangendo diferentes setores para substituir os combustíveis fósseis. Estas fontes são orgânicas, tais como alimentos e resíduos agrícolas, e não contêm quaisquer resíduos perigosos. Os materiais verdes frequentemente utilizados são biofibras e bioplásticos, que minimizam o desperdício de têxteis e plásticos de uso único. Além disso, especialistas estão investigando opções de matéria-prima para substituir os métodos atuais de alimentação de gado produzido em massa, a fim de evitar a perturbação da cadeia alimentar natural. Estes novos métodos utilizam processos mais ecológicos que se concentram no uso de recursos renováveis e na redução das emissões de carbono.
Energia Renovável: Com a atual taxa de consumo de combustíveis fósseis, há uma necessidade urgente de fontes de energia sustentáveis que serão mais duradouras sem prejudicar o meio ambiente. A energia solar, eólica, geotérmica e das ondas são algumas das mais proeminentes fontes de energia renovável. Os combustíveis renováveis são utilizados em diversos setores para tornar suas operações mais ecológicas. As startups também estão promovendo soluções sustentáveis que utilizam energia renovável para melhorar as atividades em larga escala e com alto teor de carbono.
Automação Sustentável: A automação envolve a redução do tempo necessário para completar atividades manuais em indústrias como manufatura, agricultura e transporte. Além disso, a automação é uma ferramenta poderosa para orientar as empresas em direção à sustentabilidade a longo prazo. Soluções de monitoramento de edifícios, que facilitam sistemas autônomos, como termostatos inteligentes para operar aparelhos, são um uso essencial da automação.
A faixa elétrica inteligente é outra inovação notável que impede que os aparelhos caiam no modo standby e os desliga completamente em seu lugar. Isto minimiza significativamente a quantidade de energia que os aparelhos gastam quando não estão em uso. Isto pode reduzir o consumo de energia em praticamente todos os setores, de residencial a industrial.
Gestão do consumo de energia: A otimização e gestão do consumo para diminuir o desperdício de energia é um dos principais desafios que a Cleantech enfrenta. Os centros de dados, por exemplo, consomem muita energia, mas os avanços tecnológicos estão reduzindo essa necessidade.
Os centros de dados modulares e a refrigeração líquida são dois exemplos de soluções possíveis. O resfriamento líquido é um método de remover o calor excedente da sala de dados, trazendo um líquido refrigerante diretamente para o processador do computador que inibe o superaquecimento em máquinas. Da mesma forma, as tecnologias de monitoramento de energia reduzem a carga de energia ao controlar automaticamente a atmosfera interna em instalações residenciais e comerciais. IA e Big data estão sendo usados por startups para otimizar os sistemas de monitoramento de energia.
As Startups Israelenses de Cleantech Criando Soluções Inovadoras
Israel é um país pioneiro no desenvolvimento de soluções de Cleantech, soluções de sustentabilidade e tecnologias climáticas. As empresas Climatech geraram cerca de 10% dos 26 bilhões de dólares em financiamento levantados pelo setor tecnológico de Israel em 2021, e há amplas evidências que sugerem que a indústria continuará a crescer em dimensão e importância. O país está fazendo um esforço concentrado para se tornar o centro de inovação no combate às mudanças climáticas, na esperança de compensar sua falta de tamanho com engenhosidade.
Uma das startups se concentra no mercado de plástico flexível ao consumidor, apesar do fato de que a grande maioria destas embalagens não são adequadas para reciclagem e apenas cerca de 4% delas foram recicladas em todo o mundo. Esta empresa criou uma variedade de soluções de embalagens protegidas por patentes para indústrias como frutas frescas, pão fresco, alimentos secos e embalagens de vestuário, antecipando o aumento significativo na demanda do mercado por embalagens biodegradáveis como um substituto para plásticos de difícil reciclagem.
Outra startup utiliza tecnologia de radicais superóxidos desenvolvidas pela Universidade Hebraica de Jerusalém para remover partículas ultrafinas, doenças microbiológicas e poluentes nocivos do ar e convertê-los em ar limpo. Os avanços desta startup são baseados em uma técnica patenteada criada após mais de uma década de estudo que ajuda a estabilizar e regular o radical superóxido, o oxidante mais potente da natureza. O purificador de ar da startup, ao contrário dos filtros HEPA tradicionais, emprega ciência química moderna, software e engenharia adequada para erradicar efetivamente os gases tóxicos e os vírus transportados pelo ar.
Outra startup está em uma missão de colher energia solar de maneira historicamente sem precedentes. Seu objetivo é empregar tecnologia e avanços de ponta para alimentar novas perspectivas e aplicações de energia. Trata-se de uma tecnologia revolucionária que desafia os sentidos, convertendo qualquer superfície em uma fonte de energia, e projetada para a diversidade e adaptabilidade. Esta tecnologia, que tem aplicações nas infraestruturas automotivas, marítimas, aéreas e outras, está a caminho de fornecer ao mundo uma energia sem fim.
Cleantech – Limpando o Futuro com Tecnologia
De acordo com a Start-Up Nation Central, mais de 650 empresas de tecnologia israelense estão trabalhando em soluções para questões climáticas tais como produção sustentável de alimentos, reciclagem, florestamento, mobilidade inteligente, eficiência energética e muito mais. Esse número sem dúvida continuará a aumentar à medida que o mundo muda para combater a ameaça do aquecimento global e o esgotamento do fornecimento de combustíveis fósseis.
Com a ajuda de tecnologias como combustíveis com baixo teor de carbono e monitoramento ambiental, as startups estão preparando o caminho para um futuro mais verde. Cleantech tem o potencial de permear cada etapa da cadeia de valor, tornando-a fundamental para uma economia mais segura e sustentável, tanto global quanto local.